Conheça Igarassu


História

Igarassu! Palavra de origem Tupi que significa “canoa grande” Igara = canoa, Assu = grande. Segundo os historiadores, este foi o brado de exclamação emitido pelos índios ao verem tamanha embarcação se aproximando da terra firme, liderada pelo donatário daquela capitania, Duarte Coelho, que desembarcou tomando posse e travando um combate contra os índios caetés. Os portugueses vitoriosos ergueram a igreja de Santos Cosme e Damião, a mais antiga igreja em funcionamento do país, atribuindo aos mártires vitória do combate contra os índios, como também, o livramento do povoado de ser contaminado com a febre amarela.igarassu

Por ordem de Duarte Coelho, foi erguido o marco de pedra servindo de ponto divisório da capitania de Pernambuco, sendo esta a que mais prosperou.

Igarassu foi um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil. Está localizado a 30 km de Recife, com área de 305.565 Km² e população de 109.322 habitantes, possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressíveis da arquitetura de cunho civil e religioso. Seu passado é marcado por participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira no qual o convento Franciscano Santo Antônio acolheu as tropas do Coronel Manuel Pereira de Morais. O Convento guarda a maior Pinacoteca na América Latina.

E foi nesse rico cenário histórico, cultural e natural que nasceu Pernambuco, que nasceu o Ponto Cidadão!

 

Fonte: http://www.encontraigarassu.com.br/igarassu/

Adaptação do texto: Rosangela Almeida